Acompanhamento Terapêutico em doenças crônicas

Pessoas com doenças crônicas frequentemente possuem privação de diversos espaços e atividades, tendo parte do seu cotidiano centrado nos cuidados relacionados a doença. Além disso, parte dessas pessoas passam a ser vistas como alguém que possui uma doença, resultando assim na perda da sua identidade, sua participação social e suas atividades de lazer.

O trabalho da terapia ocupacional junto a essas pessoas é resgatar um cotidiano com significado que vá para além do cuidado da doença, buscando promover autonomia para um gerenciamento de saúde, compreendendo que saúde é mais do que ausência de doença. É também promover um equilíbrio ocupacional resgatando atividades fundamentais para a manutenção da saúde como: descanso e sono, participação social, lazer, autocuidado, etc.

Outra atuação é voltada para orientar e incentivar a autonomia dessas pessoas para o manejo desses sintomas provenientes da doença, que por vezes, são incapacitantes como por exemplo: dor, fadiga e dispneia. Nesse sentido, nosso trabalho é voltado diretamente para as necessidades, desejos e expectativas dessas pessoas, na tentativa da melhoria da qualidade de vida em geral.