órteses e dispositivos de tecnologia assistiva

Entende-se a órtese como um dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar os aspectos funcionais ou estruturais dos sistema neuro músculo-esquelético com finalidades mecânicas ou ortopédicas. Elas podem ser provisórias ou definitivas, com objetivos de estabilizar, imobilizar, aliviar dor, prevenir ou corrigir deformidades e também o mal posicionamento. Além disso, podem manter as funcões e prevenir perdas funcionais. Portanto, as órteses representam um recurso eficaz na reabilitação de pacientes que estão em tratamento tanto em consultório, domicílios quanto em hospitais.

Aqui no nosso espaço, a órtese é confeccionada manualmente sob medida para cada pessoa pelo terapeuta ocupacional podendo ser em diferentes materiais, como ex: termoplásticos, neoprene, com acabamento em outros recursos como tecidos e velcros coloridos. Tal dispositivo faz parte da área da Tecnologia Assistiva (TA) que envolve também, serviços, métodos ou qualquer equipamento, item ou sistema de produtos, usados com o objetivo de promover a funcionalidade, manter ou melhorar as habilidades das pessoas com acometimentos diferentes.

A TA é pensada para a necessidade da pessoa, podendo ser assistiva, reabilitadora ou educacional. Como por exemplos: abotoador de roupas, engrossador de lápis, cadeira de rodas, recursos de acessibilidade ao computador, rampas, entre outros.