Mão e do Membro Superior

A Terapia de Mão é uma área de especialização da Terapia Ocupacional, e tem como objetivo a reabilitação da Mão e do Membro Superior até a retomada da independência nas atividades cotidianas.

O tratamento consiste em condutas especializadas para evitar a disfunção do membro superior visando assegurar o retorno dos movimentos e funções cotidianas da melhor maneira possível para o sujeito. Diversas atividades cotidianas podem ser impactadas por dores e lesões nas mãos, punhos, cotovelos e ombros. Desde as atividades mais básicas como higiene pessoal, alimentar-se, vestir-se até atividades complexas como dirigir, trabalhar, cuidar de terceiros.

O Terapeuta Ocupacional que atua com Terapia da mão utiliza de recursos e ferramentas específicas para prevenir e controlar as dificuldades físicas e psicossociais que decorrem dos problemas e lesões nas mão. Diversos problemas podem acometer as mãos, desde lesões por traumas, acidentes automobilísticos, movimentos repetitivos, amputações, queimaduras até anomalias congênitas.


São atribuições do TO nesta área:

- Restaurar, fortalecer e desenvolver essas habilidades manuais;
- Aplicação de técnicas e protocolos para os casos de pós operatório;
- Tratamento da cicatriz; Controle de edema;
- Resgate da força manual para realização das atividades do dia a dia;
- Confecção de órteses e adaptações de objetos e utensílios domésticos;
- Acompanhar o retorno as atividades de trabalho.